Erro de Certificado Expirado (Expired certificate)


segue erro

Olá @faturamento.hda,

Um dos certificados raiz da Let’s Encrypt, que é uma Autoridade de Certificação (CA), expirou em 30 de Setembro de 2021 (Leia o comunicado oficial).

Isso não deveria ser uma preocupação para a maioria das pessoas que utilizam sistemas operacionais ou dispositivos modernos, pois os fornecedores e fabricantes já oferecem atualizações constantes para manter os certificados sempre atualizados.

No entanto, para usuários de dispositivos que utilizem SO’s antigos, desatualizados, ou que não possuam mais suporte oficial de seus fabricantes, ficaram sem acesso repentino a sites e serviços que utilizam a cadeia de certificação da Let’s Encrypt.

Portanto, se esse é o seu caso, há duas alternativas para solucionar o problema:

  1. Atualizar o seu sistema operacional, para receber os novos certificados raiz diretamente do seu fornecedor de software. (Recomendado)
  2. Importar manualmente o novo certificado ISRG Root X1.

Caso você esteja impossibilitado de efetuar a atualização no seu sistema operacional ou ele seja muito antigo e não tenha mais suporte oficial do fabricante, seguem abaixo as instruções para a importação manual:

  1. Faça o download do novo certificado ISRG Root X1 através do link a seguir: https://www.validadortiss.com.br/uploads/isrgrootx1.der
  2. Localize o arquivo baixado no seu Windows Explorer e dê um duplo clique nele. Caso seja exibido um alerta, confirme a abertura do arquivo.
  3. Na janela que se abrir, clique em “instalar Certificado”.
  4. Será aberto o Assistente para Importação de Certificados.
  5. Clique em “Avançar” até chegar na etapa para escolha do “Repositório do Certificado”.
  6. Selecione a opção “Colocar todos os certificados no repositório a seguir”, clique depois em “Procurar”, escolha o repositório “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis” e depois clique no botão “Avançar”.
  7. Finalize a importação, clicando no botão “Concluir”. Após isso, caso apareça um aviso de segurança perguntando se você deseja realmente instalar o certificado, confirme clicando em “Sim”.
  8. Pronto! Agora você estará com o novo certificado instalado e tudo deverá funcionar normalmente. Caso não funcione, reinicie o seu Windows e tente novamente.

Caso tenha alguma dúvida, é só nos avisar.

Atenciosamente,

no caso eu teria que atualizar meu windows ?

Atualizar o Windows é o mais recomendado. Porém, caso não queira fazer isso, tem a opção de atualizar manualmente o certificado, seguindo os passos descritos na mensagem anterior.

o meu e o windows 7 , eu não estou conseguindo fazer aquele passa a passo

Nós testamos o processo no Windows 7 e funciona perfeitamente. Caso esteja tendo dificuldades, favor pedir auxílio para a sua equipe de T.I.